Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Patrono do QEM
Início do conteúdo da página

Patrono Quadro de Engenheiros Militares

Publicado: Quinta, 27 Junho 2019 13:43 | Última Atualização: Quarta, 13 Janeiro 2021 01:59 | Acessos: 1496

 

Entre os séculos XVIII e XIX persistiam as disputas territoriais entre Portugal e Espanha, uma vez que não estavam definidas as fronteiras do Brasil com as colônias espanholas na América do Sul. Confrontos armados eram frequentes e inevitáveis na disputa por expansão de terras que aumentavam a urgência de assegurar a integridade territorial brasileira.

Os conflitos constantes obrigaram a Coroa Portuguesa a desbravar e registrar a geografia do Brasil nas áreas fronteiriças e construir fortificações em pontos estratégicos para a manutenção do território conquistado e demarcado.

Em 1782 aportou no Brasil uma comissão para a demarcação de limites em cumprimento ao Tratado de Santo Ildefonso.  Integrava este contingente o então Capitão Ricardo Franco de Almeida Serra, português da cidade de Lisboa e formado em engenharia e infantaria pela Academia Militar de Portugal.

Esse engenheiro-soldado, cartógrafo, geógrafo e astrônomo tornou-se um dos expoentes do desbravamento e da defesa do imenso território brasileiro nas regiões Norte e Centro-Oeste, tendo realizado mapeamento dessas regiões e diversas obras de engenharia.

Nos vinte e sete anos que viveu na colônia brasileira, o Coronel Ricardo Franco realizou:

- o levantamento das fronteiras e rios das bacias do Amazonas e do Prata. Mapeou as capitanias do Grão-Pará, Piauí, de São José do Rio Negro e de Mato Grosso.

- conduziu a construção de inúmeros fortes, entre as quais o Quartel dos Dragões de Vila Bela, no atual Mato Grosso, o Forte Príncipe da Beira em Rondônia e a construção e a defesa do Forte Coimbra, em pleno pantanal sul-matogrossense.

O coronel Ricardo Franco faleceu em 21 de janeiro de 1809, aos 61 anos, ainda no comando do Forte Coimbra e seus feitos foram eternizados no território brasileiro e no Hino do estado do Mato Grosso do Sul em sua homenagem.

Vespasiano, camisão
E o tenente Antonio João
Guaicurus, Ricardo Franco
Glória e tradição!

 Trecho do Hino do estado do Mato Grosso do Sul

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página

QGEx - Bloco F - 3º Piso - SMU - CEP 70.630.901 - Brasília - DF
Telefone: (61) 3415-4178 - Fax: (61) 3415-5189 - Ritex: 860-5493