Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Selo Verde
Início do conteúdo da página

SISTEMA OPUS RECEBE CERTIFICAÇÃO SELO VERDE

Publicado: Quinta, 27 Junho 2019 14:58 | Última Atualização: Quinta, 27 Junho 2019 15:03 | Acessos: 253

 A Diretoria de Obras Militares deu início ao Sistema Unificado do Processo de Obras (OPUS) em 2006 e entrou em execução a partir de 2008.

O software foi desenvolvido para atender e controlar a demanda de obras executadas pelo Exército Brasileiro. As informações disponibilizadas pelo sistema OPUS compreendem as representações espaciais de imóveis, parcelas, benfeitorias, curvas de nível, nascentes, curso da água, áreas de APP, lagos e outras informações relativas às organizações militares. Antes da existência do OPUS, os recursos que eram empregados para a Gestão de Obras Militares como celulose, energia, combustíveis e equipamentos eram significativos e foram reduzidos gradativamente no decorrer da implantação do sistema. As solicitações de obras das organizações militares para a Diretoria de Obras Militares, que antes eram realizadas por meio de ofícios, fax, transporte, correios e meio similares atualmente são realizados por meio digital, o que reduz significativamente parte do material utilizado. Em suma, todo papel consumido para emissão de ofícios, plantas, planos diretores e memoriais descritivos, bem como o tempo gasto na produção da informação, foram eliminados e outros drasticamente reduzidos pelo sistema OPUS.

A certificação Selo Verde demonstra que o uso de tecnologias e sistema de informação, tais como os utilizados no OPUS, permitem imediata redução dos impactos ambientais. A iniciativa adotada pela Diretoria de Obras Militares é um exemplo a ser incorporado na gestão ambiental no âmbito do Exército Brasileiro e nas demais instituições públicas que se preocupam com as questões socioambientais.

Alcançar a certificação do Selo Verde significa que sempre nos preocupamos na minimização dos impactos ao meio ambiente durante a execução de nossas atividades, sendo assim, um aliado na preservação dos nossos patrimônios ambientais. Esperamos com essa atitude demonstrar para as instituições que visam à gestão por resultados, que é possível alcançarem maior eficácia com crescimento ético e responsável na questão socioambiental.

 

Fim do conteúdo da página